feirabrasilEmídio Sousa incrementa relações de cooperação entre os dois países

As relações de cooperação entre Portugal e Brasil “nunca como hoje fizeram mais sentido”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

As relações entre Portugal e Brasil, além de históricas, têm que ser também cada vez mais económicas e, por isso, entendo que os nossos empresários devem olhar para este país como um desafio e uma oportunidade para alargarem os seus mercados”, disse, salientando, contudo, que as elevadas taxas alfandegárias praticadas pelo Brasil são muitas vezes um obstáculo para o desejado fomento de negócios.

O autarca falava numa sessão enquadrada no 14º Seminário Binacional Sobre Sustentabilidade Urbana e Responsabilidade Social, a decorrer em Santa Maria e onde participaram também vários empresários de Santa Maria da Feira.

Este seminário – promovido pelo Instituto Ambiental Biosfera, uma organização não-governamental brasileira – decorre em Santa Maria da Feira até esta sexta-feira, contando com a participação de prefeitos, secretários de Estado, secretários municipais, deputados, vereadores, conselheiros e outros representantes de órgãos e empresas governamentais e privadas brasileiras, representativos de diferentes regiões do país.

Estamos disponíveis para colaborar e aprofundar os laços que nos unem, sendo estas iniciativas muito importantes para o conhecimento dos dois países e uma forma de promovermos o nosso território a vários níveis”, acrescentou Emídio Sousa.

Durante esta semana, o seminário debate temas como o planeamento urbano, meio ambiente, educação, cultura ou património histórico. A agenda do evento inclui a realização de conferências, mesas-redondas, visitas técnicas a projectos e visitas culturais.