82654-bloco2bde2besquerda_001O deputado Municipal do Bloco de Esquerda, Moisés Ferreira, questionou a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, sobre o destino dado aos animais que recolhe.

Em resposta à pergunta: “Quantos animais a autarquia feirense recolheu?”, a mesma afirmou: “no ano de 2013 os serviços da autarquia recolheram quatrocentos e vinte e sete cães e duzentos e cinco gatos”.

A autarquia, quando questionada sobre o destino dado aos animais, respondeu que: “foram enviados para adoção cento e catorze e abatidos cento e noventa e cinco”.

Quando a autarquia afirma que recolheu em 2013, 427 cães e 205 gatos, foram para adoção 114 e foram abatidos 195, o BE pergunta para onde foram os restantes animais? Já que foram recolhidos 632 animais, para abate foram 195, para adoção 114, faltam nestas contas 320 animais. Onde estão estes animais? Perante esta incongruência, o Bloco de Esquerda voltará a questionar a Câmara Municipal exigindo esclarecimento.

Ainda em resposta ao requerimento do Bloco, a Câmara Municipal da Feira afirmou que não procede há esterilização de animais, uma prática que deveria ser instituída no canil / gatil, de forma a limitar o número de animais errante e reduzir o número de animais abandonados nas ruas do concelho.

Os números dados pela Câmara feirense são intoleráveis numa sociedade moderna e civilizada, revelando um desprezo total pelos animais por parte do executivo PSD.

O Bloco de Esquerda repudia esta prática, exigindo que a autarquia de imediato crie condições adequadas para a esterilização dos animais recolhidos. Acreditamos ainda que é fundamental avaliar a capacidade do canil intermunicipal, assim como as condições e tempo de alojamento que é dado aos animais. Com um equipamento público municipal conseguir-se-ia ter capacidade para mais alojamento e para se fazer procedimentos como o da esterilização, o que permitia reduzir o número de abates, aumentar o número de adoções e reduzir o número de animais abandonados nas ruas.

Comissão Coordenadora Concelhia de Santa Maria da Feira