sroqueA população está cada vez mais envolvida”

Os habitantes de Vilarinho de S. Roque abriram as suas casas de “uma forma hospitaleira” para receber este fim-de-semana a segunda edição do projecto Há Festa na Aldeia, “partilhando calorosamente com artistas memórias e tradições”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck.

Tivemos mais visitantes do que em 2013, um facto que prova que a aldeia – a mais longínqua da sede do concelho – já adquiriu uma dinâmica impressionante em torno desta iniciativa dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM)”, disse.

Nota-se a população cada vez mais envolvida, apresentando com brio e asseio a sua aldeia a quem a visita, há dinamização da economia local e as actividades como o ‘almoce e jante connosco’ têm tido grande sucesso”, sublinhou Delfim Bismarck, acrescentando que “a autarquia vai continuar a apostar neste projecto que a ADRITEM, em boa hora, implantou na região”.

O primeiro evento-âncora de 2014 do Há Festa na Aldeia englobou espectáculos, animação de rua, teatro, marionetas e folclore. Sábado e domingo, os visitantes encontraram espaços com jogos tradicionais, gastronomia, um mercado com produtos regionais e exposições.

O trabalho que a comunidade local desenvolveu com os Palmilha Dentada, o grupo Karrossel e com a Celina da Piedade marcou a edição deste ano, mas “toda a envolvência da população nas várias actividades ultrapassou as expectativas”, referiu a presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, Maria Emília Campos.

António Grifo, director da ADRITEM, é o primeiro a reconhecer a importância da “participação activa” dos residentes no projecto. “Se hoje estamos a falar de mais um êxito é à comunidade desta aldeia que o devemos”, salientou.

O Há Festa na Aldeia em Vilarinho de S. Roque – uma iniciativa dinamizada pela ADRITEM – contou com a parceria do município de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de S. Roque (AVILAR) e ainda com a entrega e dedicação de mais de dez colectividades culturais e sociais do concelho de Albergaria-a-Velha.

O projecto prossegue nos próximos dias 05 e 06 de Julho na aldeia de Couce, no concelho de Valongo.

“Há Festa na Aldeia” é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.

Promovido pela ADRITEM – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.