cratoAposta na Educação é “absolutamente estratégica”

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, considerou esta sexta-feira que a aposta na Educação é “absolutamente estratégica”.

Estou convicto de que a aposta em planos de formação e qualificação integrados, inovadores e ajustados às reais necessidades do mercado de trabalho é o melhor investimento para enfrentarmos o futuro, sendo certo que é fundamental uma maior e permanente interacção entre escolas, instituições e empresas”, afirmou o autarca.

Emídio Sousa falava durante a inauguração das instalações da Escola Básica Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira, numa cerimónia presidida pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Para o governante, o novo estabelecimento resulta de “uma parceria-modelo”, estabelecida entre a autarquia e o seu ministério.

Estamos a falar de uma escola construída segundo padrões de alta qualidade, com economia de recursos, tendo em atenção aquilo que é essencial para os nossos jovens”, disse Nuno Crato.

A Escola Básica Fernando Pessoa – um investimento global na ordem dos 6,3 milhões de euros, suportado por fundos comunitários e verbas transferidas directamente do orçamento do Ministério da Educação e Ciência para a autarquia – acolhe 1.160 alunos, onde trabalham 90 professores e 31 auxiliares.

Com o “desafio maior alcançado”, a Câmara Municipal aguarda agora com “grande expectativa” uma resposta positiva por parte de Nuno Crato ao pedido de permuta da antiga EB2/3 Fernando Pessoa, para aí construir o novo Centro Escolar de Santa Maria da Feira.