f4ca6-pcpDecorreu, na tarde do último sábado, na Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, a apresentação do quinto volume das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, obra de extrema importância e actualidade, já que abarca um dos períodos mais ricos e luminosos da nossa História recente e que medeia do inicio da Revolução de Abril em 1974 até Novembro de 1975.

Esta Sessão – Debate, que contou com a presença de dezenas de participantes, como foi de início sublinhado por Filipe Moreira, membro da Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP, tinha um particular significado, até por se realizar num equipamento cultural – a Biblioteca Pública Oleirense – agora renovada, em cuja fundação e dinamização participaram muitos comunistas, alguns deles já falecidos, ao longo de muitos anos.

Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central e director do Avante, começou por contextualizar e evidenciar a complexidade e riqueza desta obra, que contem o conjunto de documentos, entrevistas e intervenções de Álvaro Cunhal, enquanto Secretário-Geral do PCP, no período imediato à Revolução de Abril, e portanto de leitura e consulta obrigatória para quem quiser conhecer a fundo os factos e desenvolvimentos subsequentes: a implantação do regime democrático, as conquistas alcançadas e as profundas transformações que geraram na sociedade portuguesa.

Não só na intervenção deste dirigente do PCP, mas durante o interessante debate que se seguiu, foi salientada a visão estratégica de Álvaro Cunhal, a sua profunda ligação aos interesses do povo e à sua defesa, cimentada em dezenas de anos de luta contra o fascismo em que, por vezes nas mais difíceis condições, foi possível resistir, prever e contribuir decisivamente para o 25 de Abril. O seu exemplo e legado são mais actuais do que nunca. Não obstante todos os golpes e recuos, ocorridos desde então, os valores de Abril perduram e estão indissoluvelmente ligados à construção de uma sociedade mais justa e de progresso social por que Álvaro Cunhal sempre lutou.

Stª Mª da Feira, 20 de Outubro de 2014

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP