novo logotipo CDSO CDS Feira levou à última Assembleia Municipal uma proposta para a criação de uma Comissão de Acompanhamento das Pedreiras das Penas, em plena cidade da Feira.

Esta comissão, a ser constituída por membros de todas as forças com lugar na Assembleia Municipal, teria como principal trabalho aferir, numa fase inicial, se o projecto apresentado contempla, de facto, a melhor solução para aquele espaço e quais as suas implicações.

Seria também objectivo principal receber informação fundamental quer do local, quer da empreitada, bem como as visitas ao lugar para se constatar o andamento das obras, segurança e respeito pelas diversas normas aplicáveis, como laborais, ambientais, entre outras.

E não seria nada de complicado colocar no terreno esta comissão, pois os procedimentos seriam idênticos à já existente Comissão das Pedreiras de Lourosa.

Independentemente de quem apresentava a proposta, parecia tudo encaminhado para a sua criação.

Mas não. Qual não foi o espanto do CDS e outras forças políticas quando o PSD votou contra esta proposta na Assembleia Municipal, sem a mínima argumentação ou justificação.

Nesse sentido, pergunta o CDS Feira:

O que esconde efectivamente o PSD?

Não seria positivo a Câmara envolver mais forças políticas nesta questão?

E já agora, porque ficou absolutamente calado o representante da Junta da União da Feira na Assembleia Municipal?

Não temos respostas, mas desconfiamos.

Perdeu-se uma grande oportunidade no sentido de envolver diversos quadrantes na resolução desta chaga da cidade, que há muitos anos espera uma solução.

Mas uma solução de facto e não cobrir com terra e achar que está resolvido.

O CDS Feira alerta para o facto de nenhum estudo concreto ter sido efectuado no sentido de determinar que resíduos estão no buraco, qual a sua perigosidade, em que quantidade e quais as implicações para as pessoas. Os feirenses, nomeadamente os da cidade, têm o direito de saber quais os materiais depositados na cova das pedreiras e qual a solução apresentada (se esta existir).

Por outro lado, lembramos que a requalificação das Pedreiras das Penas era a razão de muitas das obras e projectos para o local – as pedreiras foram a base para se construir o hipermercado, o Polo 2 do Centro de Artes (lembram-se???), pistas de skate, jardins e até lagos… Só o hipermercado avançou. Tudo o resto, ou morreu ou foi alterado… Só a obra privada foi concluída, tudo o que era do domínio público “murchou”…

Mais uma vez, o CDS lamenta todo este filme em tons laranja!

CDS-PP

Comissão Política Concelhia

Santa Maria da Feira