adri151Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local em Cucujães mobilizam potenciais parceiros

Cucujães recebeu este sábado as Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local, numa iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), em parceria com a autarquia.

Os trabalhos decorreram nas instalações do Centro Cultural de Cucujães e permitiram dar a conhecer a acção da ADRITEM, que pretende no contexto da “Estratégia de Desenvolvimento Local 2014-2020” “delimitar um território com base urbana”, incluindo esta freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis.

É, sem dúvida, uma mais-valia para a freguesia cucujanense ter a seu lado uma instituição tão reconhecida e com provas dadas, como é o caso da ADRITEM”, disse o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Cucujães, Simão Godinho.

O autarca sublinhou que a adesão à ADRITEM representa “uma oportunidade para todos, não só o forte movimento associativo existente, como também aqueles que pretendam lançar iniciativas empresariais, que podem ser objecto de candidaturas a fundos comunitários”.

Durante sessão – que contou com a participação de autarcas, responsáveis associativos e empresários – foi feito um primeiro diagnóstico à freguesia, relativamente às temáticas “Emprego e Capital humano”, “Sector solidário e Inclusão”, “Património e Recursos Naturais” e “Economia e Competitividade”.

Quisemos ouvir os actores locais, dando sequência à abertura do concurso à pré-qualificação de parcerias, tendo em vista a implementação do instrumento designado por DLBC (Desenvolvimento Local da Base Comunitária), para posterior submissão da Estratégia de Desenvolvimento Local 2014-2020”, disse a subcoordenadora da ADRITEM, Cláudia Araújo, salientando “o grande interesse manifestado por todos os participantes”.

As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local acontecem no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local”, promovidos pela ADRITEM.

A iniciativa, que arrancou no início do passado ano, tem sido aberta a toda a comunidade e constitui a forma de expressão e envolvimento da mesma na definição da estratégia de desenvolvimento local 2014-2020.