f4ca6-pcpNo passado dia 2 de fevereiro a Comissão de Freguesia do PCP de Fiães reuniu pela primeira vez neste ano de 2015, tendo como ordem de trabalhos:

  • Organização e atividade do PCP;
  • Análise da atualidade político-social do país;
  • Análise da atualidade do município;
  • Análise da atualidade da freguesia e intervenção.

Apresentam-se de seguida as principais conclusões relativamente ao último ponto da ordem de trabalhos.

A Comissão de Freguesia mostra-se especialmente preocupada com o estado de abandono em que os Bairros Sociais se encontram. Estando informada sobre o estudo que esta a ser realizado pela Câmara Municipal com a perspetiva de revitalização destes espaços, não se pode deixar de salientar o atraso deste mesmo estudo, uma vez que tanto o PCP como a CDU alertam há vários anos para a situação mencionada. Assim, esta comissão irá exigir que o executivo camarário proceda o mais rápido possível à revitalização destas infraestruturas tornando-as dignas.

Nas imediações dos citados Bairros Sociais existem Zonas Desportivas públicas em avançado estado de degradação, sendo o reflexo da falta de acompanhamento social, uma vez que estas zonas se encontram assim há vários anos como já antes denunciado pelo PCP.

A Comissão mostra-se agradada com a intervenção decorrida das imediações das Escolas, no entanto apela a que se dê cobro ao buraco no piso que dificulta a circulação e poderá significar uma perigo para os condutores e peões. Apelaremos nos órgãos adequados a que se adote uma sinalética mais ajustada às características da via e do local, pois a adotada é confusa e desadequada.

Ainda no respeitante às imediações das Escolas, esta comissão relembra o requerimento apresentado pelo eleito da CDU na Assembleia Municipal, no dia 30 de dezembro de 2013 (pode consultar aqui: www.santamariadafeira.pcp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=792), para o qual a resposta do executivo camarário foi de que tinham conhecimento e de que se iria agilizar uma solução para a falta de proteção entre o passeio e o rio na Rua das Escolas. Confirmado, pelo senhor Presidente de Junta de Freguesia, o término da obra de revitalização da envolvência das escolas, esta comissão mostra o seu repúdio pelo ainda não solucionamento desta situação que coloca em risco todos os peões que por ali circulam, como referido no mencionado requerimento.

Recentemente o executivo da Junta de Freguesia procedeu à colocação de duas placas toponímicas em duas limitações da freguesia, facto que o PCP saúda. No entanto é necessário proceder ao esforço para que se solucione, definitivamente, a questão das fronteiras da freguesia, para que se possa proceder à colocação de informação toponímica em todas as entradas da freguesia. A inexistência de uma limitação de fronteira consensual com outras freguesias circundantes impede o “pensar” a freguesia de forma integral e nuns casos origina duplicação de serviços, noutros origina o total abandono.

Por fim, esta comissão apela a que o executivo camarário proceda à requalificação do piso das estradas e à revogação do corte na iluminação pública, fatores que aliados à existência de poucos quilómetros de passeio, tornam a circulação de peões na via perigosa e geram perda de qualidade de vida dos fianenses.

A Comissão de Freguesia do PCP de Fiães