inesti“A minha ambição é desenvolver um ‘cluster’ de serviços de saúde a nível mundial”

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, considerou que a nova unidade de vanguarda ao nível da terapia oncológica, inaugurada esta quarta-feira, assume-se como um dos melhores centros desta área da saúde do mundo.

Estamos em presença de um importante investimento numa área extremamente sensível e prioritária para a vida das pessoas“, disse o autarca, durante a cerimónia de inauguração, presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Emídio Sousa salientou que a autarquia tem implementado políticas que visam “estimular os negócios, o empreendedorismo e apoiar as empresas a perscrutar novas oportunidades e novos mercados“, lembrando que Santa Maria da Feira é o décimo concelho mais exportador de Portugal e que os dados mais recentes do INE apontam para uma taxa de desemprego no concelho substancialmente abaixo da média nacional.

Espero que este equipamento seja mais um instrumento de emprego qualificado no concelho e atraia outros, pois temos já em perspectiva novos investimentos nesta área e queremos atrair ainda mais, nomeadamente um hospital privado com novas valências“, afirmou.

A minha ambição é desenvolver em Santa Maria da Feira um ‘cluster’ de serviços e indústrias na área da saúde ao nível do que há de melhor no mundo – temos de pensar à Cristiano Ronaldo e deixar as lamúrias e invejas de lado“, acrescentou.

A clínica “Lenitudes – Medical Center & Research”, agora inaugurada, é um centro médico e de investigação que está especialmente vocacionado para o tratamento de doenças oncológicas.

O edifício – localizado no complexo do Europarque, em Santa Maria da Feira – tem seis mil metros quadrados e está instalado num terreno com três hectares.

A clínica inclui oito áreas médicas: Medicina Nuclear, Medicina Molecular, Radioterapia, Cirurgia, Imagiologia, Oncologia, Consultas e Investigação & Desenvolvimento.

Este equipamento privado, um investimento na ordem dos 20 milhões de euros, possui dez consultórios, um centro de cirurgia de ambulatório e um Hospital de Dia.