hfaLampreia é prato recomendado no “Primavera HFA”

O Primavera HFA – programa de actividades que animam os dias primaveris nas Aldeias de Portugal em terras de Santa Maria – arranca no início de Março em Areja, no concelho de Gondomar.

Os dias cinzentos e o frio do Inverno não abnegam todos aqueles que têm participado activamente nas diferentes componentes do projecto Há Festa na Aldeia”, afirmou a coordenadora da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Teresa Pouzada.

A ideia é manter uma dinâmica integrada, com espírito de grupo e de entreajuda, promovendo o Primavera HFA, onde não faltam motivos de interesse para visitar o nosso território”, sublinhou.

A iniciativa “Almoce Connosco” – a decorrer dia 01 e 08 de Março em Areja – será um atractivo para deliciar a aldeia de Areja e apreciar uma das iguarias mais apreciadas da região: a lampreia.

Os residentes de Areja vão, assim, abrir as portas das suas casas aos visitantes para saborear este prato delicioso. O “Cantinho do Mineiro” (dia 01 de Março), “Manel, o Pescador” (01 e 08) e a “Tasca da Aldeia” (dia 08) aderiram ao projecto.

A Câmara Municipal de Gondomar disponibiliza o “transfer” para quem quiser viajar do outro lado do rio.

Vilarinho e Ul preparam actividades

As aldeias de Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira), Vilarinho de S. Roque (Albergaria-a-Velha) e Ul (Oliveira de Azeméis também já preparam o cartaz do Primavera HFA para os próximos meses.

Em Porto Carvoeiro, dia 22 de Março, a lampreia volta a ser o prato de excelência da iniciativa “Almoce Connosco”.

Em Vilarinho de S. Roque, no dia 12 de Abril, há um conjunto de iniciativas a ter em conta: “Almoce Connosco”, “Moinhos Abertos”, feirinha e animação, com uma desgarrada de concertinas.

Em Ul, está previsto para o dia 09 de Maio uma acção de voluntariado, com oferta de almoço.