befiaesJá durante a campanha para as últimas autárquicas o Bloco de Esquerda alertou para a situação de vergonhosa degradação em que se encontram as Zonas Industriais do concelho de Santa Maria da Feira.

A falta de acessibilidades e de infra-estruturas, a falta de passeios e de limpeza dos locais são apenas alguns dos aspetos que mostram que as Zonas Industriais estão longe de serem atrativas e de cativarem a fixação de empresas.

O PSD e o então candidato Emídio Sousa tinham no seu cardápio de slogans eleitorais o tal ‘novo ciclo’ e prometia criar empregos, fixar empresas, enfim…

A verdade é que no que toca aos problemas infra-estruturais e outros que o Bloco de Esquerda identificou há ano e meio nada foi feito.

Dirigentes do Bloco de Esquerda visitaram a zona industrial do Monte Grande. Verificaram que não existe por parte da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira sequer a vontade de limpar esta zona industrial, que em alguns locais está invadida por todo o tipo de lixo, desde lixo doméstico, industrial e até entulho proveniente de obras em estradas.

Uma zona industrial não pode ser um repositório de lixo. A situação em que se encontra esta zona industrial, é um indício claro, de uma gestão municipal displicente e desfasada das reais necessidades dos seus munícipes.

O atual Executivo esqueceu o tal novo ciclo? Optou por manter o antigo ciclo? É que continua o ciclo onde camiões não podem aceder a zonas industriais pelo facto de as vias serem demasiado estreitas; continua o ciclo em que as zonas industriais não têm zonas especificas de cargas e descargas de pesados; continua o ciclo em que as zonas industriais estão vazias e, muitas delas, produzem apenas silvas e entulho…

Nenhum empresário que queira apostar na criação de uma empresa, vai certamente escolher esta zona industrial que mais parece uma selva, uma lixeira a céu aberto e com a agravante de ter fraca acessibilidade.

O BE exige que a autarquia limpe e crie condições de segurança e que dote equipamentos adequados todas as zonas industriais para as tornar atrativas a novos investidores.

Uma zona industrial tem de ser um equipamento valorizado e dotado de todas aos condições se segurança, técnicas e logísticas. Só assim pode, ser capaz de atrair novos negócios, fornecendo uma infra-estrutura integrada.

O BE deseja com toda a sinceridade que o Presidente da Câmara, em vez de andar sempre em viagens para outros países, pudesse arranjar tempo para visitar as zonas industriais do concelho e verificar o estado em que estas se encontram. Talvez assim o concelho e os feirenses ganhassem mais com as suas viagens.

Bloco de Esquerda Santa Maria da Feira