cardosoPor iniciativa do deputado Antonio Cardoso foi apresentado um Projeto de Resolução EN 223 Arrifana-Feira que foi subscrito por todos os deputados aveirenses!

 _________________________________

Projeto de Resolução n.º 1260 /XII/4.ª

Recomenda ao Governo urgente requalificação da ligação viária IC2 (Arrifana/Escapães) – Nó A1 (Santa Maria da Feira)

  1. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira são concelhos que oferecem enormes potencialidades de desenvolvimento económico e social, mas que se confrontam ainda com constrangimentos vários, entre os quais avultam as acessibilidades rodoviárias, hoje incapazes de servir convenientemente as respetivas populações e tecido empresarial.

A ligação viária do IC2 (Arrifana/Escapães) – Nó A1 (S. Maria da Feira), comporta hoje um tráfego crescente, apresentando elevados riscos de segurança e que requer uma requalificação urgente, necessária para corresponder ao dinamismo do tecido produtivo da região.

Importará referir que, para além de servir diretamente toda a população dos supra referidos concelhos de S. Maria da Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis, a partir da A1, a requalificação da via em causa melhorará significativamente o acesso a outros concelhos do interior do distrito de Aveiro, nomeadamente Arouca, Vale de Cambra e Sever do Vouga.

A concretização desta obra reveste-se, pois, de importância fundamental para o desenvolvimento das economias locais, contribuindo assim para a captação de investimentos, para a fixação de empresas e, por essa via para a coesão económica e social da região.

Compreende-se, assim, que os autarcas da região – e, bem assim, a generalidade das forças vivas dos concelhos abrangidos – tenham já manifestado unanimemente o seu apoio à construção desta obra de elevada importância para o desenvolvimento da região e que, lamentavelmente, não obstante recorrentes projetos, estudos e anúncios, tem sido sistematicamente adiada.

Neste sentido e nos termos regimentais e constitucionais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do PS, propõem que a Assembleia da República adote a seguinte resolução:

Resolução

A Assembleia da República recomenda ao Governo que reconheça caracter de urgência à requalificação da ligação entre o IC2 (Arrifana /Escapães) e o nó A1 – S. Maria da Feira, assegurando a melhor articulação desta via com a rede de autoestradas A32 e A29.

Assembleia da República,12 de Fevereiro de 2015

Os Deputados,

António Cardoso

Pedro Nuno Santos

Rosa Maria Albernaz

Filipe Neto Brandão

Sérgio Sousa Pinto