cpclNo dia 10 de fevereiro de 2015, o grupo de trabalho da Comissão Política Concelhia, visitou a Comissão Proteção de Crianças e Jovens de Sta. Maria da Feira (CPCJ), instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover e proteger os direitos da criança e do jovem de situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Com esta visita o grupo de trabalho ficou a conhecer as competências, a sua constituição (uma vez que não possuem quadro próprio), o seu funcionamento, recursos e outras informações pertinentes sobre a atuação desta Comissão no Concelho de Sta. Maria da Feira.

A Presidente da CPCJ de Sta. Maria da Feira, Ana Castanhola, informou que se prevê para este ano a mudança de instalações, para um espaço mais adequado e com melhores condições de segurança e trabalho. Referiu ainda a necessidade de reforço da modalidade restrita (que faz a gestão de processos), dado o volume processual, que tem vindo a aumentar. Este reforço será feito através de cooptação de técnicos, disponíveis e que sejam sensíveis às questões relacionadas com as crianças e suas famílias. Realça a necessidade de um maior envolvimento de todos os membros da comissão alargada no desenvolvimento das atividades da CPCJ, da continuidade do trabalho em rede, entre os diversos intervenientes no sistema de proteção e da necessidade de desmistificação sobre o trabalho desenvolvido por esta entidade.

Com esta visita o PS/Feira inteirou-se do trabalho desenvolvido pela CPCJ e assim se mantém mais próximo da comunidade!