arifanaPela terceira vez a Escola Básica 2,3 de Arrifana obteve o Diploma de Qualidade no quem respeita à certificação ambiental, pelo mérito e competência do trabalho desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas. Desta feita, o projeto desenvolvido foi considerado de “Elevada Qualidade” e vem no seguimento de práticas que levaram à atribuição contínua de bandeiras verdes da ABAE ao longo dos últimos onze anos a este estabelecimento de ensino, ou seja, desde que esse símbolo existe e é atribuído.

Deve referir-se no entanto, que antes de haver lugar à atribuição de bandeira verde já existia Eco-Escolas e que fomos pioneiros quando no ano lectivo 1997/1998 formalizamos a adesão ao projeto da Associação Bandeira Azul da Europa ABAE. Criamos nesse mesmo ano o clube “Eco-Escolas”e, desde inicio que as nossas práticas se orientam para posturas ambientalmente sustentáveis.

“Pensar Global, Agir Local” era e é a nossa ambição, ontem como hoje pretendemos aproximar os alunos de experiências e vivências que estão cada vez mais fora dos seus hábitos diários, visando ao mesmo tempo corresponder à necessidade que os alunos têm de ocupar os seus tempos livres.

Como entendemos que esse “espaço de tempo” poderia ser aproveitado com o intuito de promover em toda a comunidade escolar uma apetência pelas questões ligadas com o meio ambiente, pareceu-nos que este binómio, tempos livres /educação ambiental acabaria por produzir efeitos ou resultados positivos.

Assim, congratulamo-nos por no presente ano lectivo o Agrupamento de Escolas de Arrifana e a escola E.B.2,3 de Arrifana enquanto escola sede, terem visto uma vez mais ser validada e comprovada a qualidade das suas práticas educacionais em prol do ambiente, através de uma auditoria realizada por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas. Na visita efetuada foi possível comprovar no terreno a implementação do Programa Eco-Escolas segundo o método e as orientações comuns aos 59 países onde atualmente existem Eco-Escolas.

Este é um caminho que se está a fazer e que queremos continuar a trilhar, pelo que, tudo faremos para nele investirmos cada vez mais.

Estes resultados vão incentivar-nos sempre e de forma melhorada a dar continuidade à preocupação de educarmos os nossos jovens no sentido da sustentabilidade.

Somos Eco-Escola e estamos em Arrifana, Santa Maria da Feira

 

O coordenador do projecto Eco-Escolas

Antero Resende