adritemsjmAutarca aplaude inclusão do município na estratégia “Terras de Santa Maria 2020”

A inclusão de S. João da Madeira na estratégia de desenvolvimento local “Terras de Santa Maria 2020” assume-se como “uma oportunidade” para o concelho, defendeu o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Oliveira Figueiredo.

O município tem agora mais esta vantagem em poder ter um parceiro com a qualidade e o pragmatismo da ADRITEM”, disse o autarca, convicto no sucesso da candidatura à implementação de um instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Urbano.

O presidente do município falava esta quinta-feira na abertura das Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local dedicadas precisamente a S. João da Madeira, que decorreram na SANJOTEC.

Na ocasião, Ricardo Oliveira Figueiredo destacou “a forma exemplar” como a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) geriu o pacote financeiro atribuído no âmbito do anterior quadro comunitário.

Durante a sessão – que contou com a participação de autarcas, responsáveis associativos e empresários – foi feito um primeiro diagnóstico à cidade, relativamente às temáticas “Emprego e Capital humano”, “Sector solidário e Inclusão”, “Património e Recursos Naturais” e “Economia e Competitividade”.

Faz todo o sentido a expansão do nosso território a S. João da Madeira, um concelho que a par de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira se destaca pela sua dinâmica industrial”, afirmou a coordenadora da ADRITEM, Teresa Pouzada, sublinhando que a implementação do DLBC Urbano será “um desafio para a instituição – criada em 2007 – e um catalisador para o crescimento da região”.

As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local acontecem no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local”, promovidos pela ADRITEM.

A iniciativa, que arrancou no início do passado ano, tem sido aberta a toda a comunidade e constitui a forma de expressão e envolvimento da mesma na definição da estratégia de desenvolvimento local 2014-2020.